Você é afavor da reforma do Cazarão D. Pedro II?

segunda-feira, 21 de março de 2011

Pão de Açúcar - Alagoas

História
             Foi com a doação de uma vasta quantidade de terras de D. João VI aos índios Urumaris, às margens do rio São Francisco que nasceu a cidade de Pão de açúcar. Muitos reflexos da lua nas águas do rio que deram o primeiro nome à cidade, "Jaciobá", "Espelho da Lua" em guarani. Outra tribo, a dos Chocós, que habitavam a ilha de São Pedro invadiu o lugar e expulsaram os Urumaris. Na mudança para o outro lado rio, também chamaram a cidade nova de Jaciobá.
            A região, através de uma carta de sesmaria passou ao domínio de um português, em cerca de 1660. Lourenço José de Brito Correia iniciou uma fazenda de gado e batizou a região de Pão de Açúcar, nome inspirado, acredita-se, no Morro do Cavalete, uma elevação pórima dali, usada no processo de clarificação do açúcar.

Estas mesmas terras foram leiloadas em 1815 e o padre José Domingos Delgado e seus irmãos foram os ganhadores. A fazenda prosperou, tornou-se uma vila, e foi elevada à categoria de cidade em 1877.
Nossa Bandeira:
Nosso Brasão:



Visita do imperador
            É destaque na história de Pão de Açúcar a visita do imperador D.Pedro II que, em viagem à cachoeira de Paulo Afonso, pernoitou na cidade nos dias 17 e 22 de outubro de 1859. Em seu diário de viagem, depositado no Museu Imperial, D. Pedro tece elogios à vila: "A vista do Pão de Açúcar é bonita". O imperador descreve como foi sua chegada: "Cheguei por volta das 8 ao Pão de Açúcar. Receberam-me com muito entusiasmo e um anjinho entregou-me a chave da vila. Defronte desta povoação há uma grande coroa de areia, que me cansou atravessar e com a luz dos foguetes, que não têm faltado por todo o rio(…). No outro dia,"acordei antes das 5, e pouco depois das 6 fui dar um passeio pela vila. A matriz é pequena, mas decente, só tem inteiramente pronta a capela-mor, o resto acha-se coberto. Há uma bela rua direita longa e muito larga, e outra perpendicular também direita, porém menos longa e larga. Só vi uma casa de sobrado, a da Câmara, onde me hospedei.".
Cazarão:



Expedição Caminhos do Imperador

A Expedição refaz a viagem de Dom Pedro II, feita há 150 anos, numa ação do Governo do Estado e Prefeituras, por iniciativa do APL Caminhos do São Francisco. Em 14 de outubro de 1859. Há exatos 150 anos, o Imperador Dom Pedro II ( 1825 - 1891 ) chegava a então Vila de Piaçabuçu, em Alagoas.
Durante dez dias, o Monarca percorreu os principais povoados ribeirinhos, numa expedição pelo São Francisco e também a cavalo. Toda essa viagem foi descrita por ele em Diário, com textos e desenhos.
Com base na história, o Governo do Estado ( Secretarias da Cultura, Turismo e Comunicação ), por iniciativa do APL Caminhos do São Francisco, lançou nesta sexta-feira ( 16 ), um novo roteiro Turístico e Cultural, o Caminhos do Imperador - Um tour que envolve 12 Municípios Alagoanos mais Propriá ( SE ), Jatobá ( PE ) e Paulo Afonso ( BA ).
A partir da Sexta ( 16 ), toda a expedição de Dom Pedro II será refeita, numa viagem que vai até Segunda-feira ( 19 ).
O evento vai reunir Gestores Públicos, inclusive o Governador do Estado, Teotonio Vilela, Operadores de Turismo e Jornalistas de Alagoas e também dos principais centros do País.
`` Esse Projeto reúne Cultura e Turismo, numa interface sólida. A partir da passagem de Dom Pedro, há 150 anos, trabalhamos na apropriação do Patrimônio Cultural para promoção do Desenvolvimento Sustentável ``, avalia o Secretário da Cultura, Osvaldo Viégas.
Em 1859, Pedro de Alcântara saiu de Piaçabuçu e foi até Delmiro Gouveia. Ficou admirado com todo o trajeto, principalmente com as Quedas D`Água. `` É belíssimo o ponto de que se descobrem sete Cachoeira que se reúnem na grande ``, Registrou.
Os viajantes vão ter acesso a muito dessas belezas naturais e prédios históricos ( Casarões e Igrejas centenárias ). Em Pão de Açúcar, o Sobrado onde ficou hospedado Dom Pedro II será Tombado no Domingo ( 18 ).
Referências Bibliográficas:
História de Pão de Açúcar - AL; Disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A3o_de_A%C3%A7%C3%BAcar_(Alagoas)
Expedição Caminhos do Imperador, Disponível em: http://www.paodeacucar.al.cnm.org.br/portal1/municipio/noticia.asp?iIdMun=100127067&iIdNoticia=143802 




SOLICITAÇÃO DA REFORMA DO CAZARÃO D. PEDRO II
 
     
   Em comemoração ao sesquicentenário (150 anos) dessa visita, com origem da Foz do Rio São Francisco - Praia do Peba; Piaçabuçu; Penedo; Traipú; Pão de Açúcar; Piranhas (AL) e Paulo Afonso (BA), o Principe Dom João de Orleans e Bragança, herdeiro da família imperial, esteve visitando no dia 17 de outubro de 2009 a cidade de Pão de Açúcar - AL, na mesma data do seu Avó - Dom Pedro II. No dia seguinte, foi feita a doação do prédio onde pernoitou o Imperador, pelo Sr. Elmano Machado Gonçalves, que passou a denominar-se Museu do Paço Imperial, que será reformado e finalmente passará a funcionar como museu.
   Depois desta visita, o que restou foi uma placa que mostra em desenho todas as paradas do Príncipe Dom João de Orleans e Bragança, no mais  cazarão continua lá sendo destruido pelo tempo e pela falta de interresse de nossos governantes, por isso, vimos aqui solicitar da população de todo o Brasil em forma de abaixo assinado um reforma e trasnformação do Cazarão D. Pedro II em museu. É muito triste e lamentável vê-lo sendo destruido e totalmente abandonado. Vamos criar um abaixo assinado virtual para que todos vocês possam assinar e assim tertarmos junto ao ministério da cultura, conseguirmos esse feito tão importate para o resgate da nossa cultura e patrimônio popular.

OBS.: Abaixo assinado ainda em construção, porfavor aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário