História
Foi com a doação de uma vasta quantidade de terras de D. João VI aos índios Urumaris, às margens do rio São Francisco que nasceu a cidade de Pão de açúcar. Muitos reflexos da lua nas águas do rio que deram o primeiro nome à cidade, "Jaciobá", "Espelho da Lua" em guarani. Outra tribo, a dos Chocós, que habitavam a ilha de São Pedro invadiu o lugar e expulsaram os Urumaris. Na mudança para o outro lado rio, também chamaram a cidade nova de Jaciobá.
A região, através de uma carta de sesmaria passou ao domínio de um português, em cerca de 1660. Lourenço José de Brito Correia iniciou uma fazenda de gado e batizou a região de Pão de Açúcar, nome inspirado, acredita-se, no Morro do Cavalete, uma elevação pórima dali, usada no processo de clarificação do açúcar.
Estas mesmas terras foram leiloadas em 1815 e o padre José Domingos Delgado e seus irmãos foram os ganhadores. A fazenda prosperou, tornou-se uma vila, e foi elevada à categoria de cidade em 1877.
Nossa Bandeira:
Nosso Brasão:Visita do imperador
É destaque na história de Pão de Açúcar a visita do imperador D.Pedro II que, em viagem à cachoeira de Paulo Afonso, pernoitou na cidade nos dias 17 e 22 de outubro de 1859. Em seu diário de viagem, depositado no Museu Imperial, D. Pedro tece elogios à vila: "A vista do Pão de Açúcar é bonita". O imperador descreve como foi sua chegada: "Cheguei por volta das 8 ao Pão de Açúcar. Receberam-me com muito entusiasmo e um anjinho entregou-me a chave da vila. Defronte desta povoação há uma grande coroa de areia, que me cansou atravessar e com a luz dos foguetes, que não têm faltado por todo o rio(…). No outro dia,"acordei antes das 5, e pouco depois das 6 fui dar um passeio pela vila. A matriz é pequena, mas decente, só tem inteiramente pronta a capela-mor, o resto acha-se coberto. Há uma bela rua direita longa e muito larga, e outra perpendicular também direita, porém menos longa e larga. Só vi uma casa de sobrado, a da Câmara, onde me hospedei.".
A Expedição refaz a viagem de Dom Pedro II, feita há 150 anos, numa ação do Governo do Estado e Prefeituras, por iniciativa do APL Caminhos do São Francisco. Em 14 de outubro de 1859. Há exatos 150 anos, o Imperador Dom Pedro II ( 1825 - 1891 ) chegava a então Vila de Piaçabuçu, em Alagoas.
Durante dez dias, o Monarca percorreu os principais povoados ribeirinhos, numa expedição pelo São Francisco e também a cavalo. Toda essa viagem foi descrita por ele em Diário, com textos e desenhos.
Com base na história, o Governo do Estado ( Secretarias da Cultura, Turismo e Comunicação ), por iniciativa do APL Caminhos do São Francisco, lançou nesta sexta-feira ( 16 ), um novo roteiro Turístico e Cultural, o Caminhos do Imperador - Um tour que envolve 12 Municípios Alagoanos mais Propriá ( SE ), Jatobá ( PE ) e Paulo Afonso ( BA ).
A partir da Sexta ( 16 ), toda a expedição de Dom Pedro II será refeita, numa viagem que vai até Segunda-feira ( 19 ).
O evento vai reunir Gestores Públicos, inclusive o Governador do Estado, Teotonio Vilela, Operadores de Turismo e Jornalistas de Alagoas e também dos principais centros do País.
`` Esse Projeto reúne Cultura e Turismo, numa interface sólida. A partir da passagem de Dom Pedro, há 150 anos, trabalhamos na apropriação do Patrimônio Cultural para promoção do Desenvolvimento Sustentável ``, avalia o Secretário da Cultura, Osvaldo Viégas.
Em 1859, Pedro de Alcântara saiu de Piaçabuçu e foi até Delmiro Gouveia. Ficou admirado com todo o trajeto, principalmente com as Quedas D`Água. `` É belíssimo o ponto de que se descobrem sete Cachoeira que se reúnem na grande ``, Registrou.
Os viajantes vão ter acesso a muito dessas belezas naturais e prédios históricos ( Casarões e Igrejas centenárias ). Em Pão de Açúcar, o Sobrado onde ficou hospedado Dom Pedro II será Tombado no Domingo ( 18 ).
Referências Bibliográficas:
História de Pão de Açúcar - AL; Disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A3o_de_A%C3%A7%C3%BAcar_(Alagoas)
Expedição Caminhos do Imperador, Disponível em: http://www.paodeacucar.al.cnm.org.br/portal1/municipio/noticia.asp?iIdMun=100127067&iIdNoticia=143802
SOLICITAÇÃO DA REFORMA DO CAZARÃO D. PEDRO II
SOLICITAÇÃO DA REFORMA DO CAZARÃO D. PEDRO II
Em comemoração ao sesquicentenário (150 anos) dessa visita, com origem da Foz do Rio São Francisco - Praia do Peba; Piaçabuçu; Penedo; Traipú; Pão de Açúcar; Piranhas (AL) e Paulo Afonso (BA), o Principe Dom João de Orleans e Bragança, herdeiro da família imperial, esteve visitando no dia 17 de outubro de 2009 a cidade de Pão de Açúcar - AL, na mesma data do seu Avó - Dom Pedro II. No dia seguinte, foi feita a doação do prédio onde pernoitou o Imperador, pelo Sr. Elmano Machado Gonçalves, que passou a denominar-se Museu do Paço Imperial, que será reformado e finalmente passará a funcionar como museu.
Depois desta visita, o que restou foi uma placa que mostra em desenho todas as paradas do Príncipe Dom João de Orleans e Bragança, no mais cazarão continua lá sendo destruido pelo tempo e pela falta de interresse de nossos governantes, por isso, vimos aqui solicitar da população de todo o Brasil em forma de abaixo assinado um reforma e trasnformação do Cazarão D. Pedro II em museu. É muito triste e lamentável vê-lo sendo destruido e totalmente abandonado. Vamos criar um abaixo assinado virtual para que todos vocês possam assinar e assim tertarmos junto ao ministério da cultura, conseguirmos esse feito tão importate para o resgate da nossa cultura e patrimônio popular.
OBS.: Abaixo assinado ainda em construção, porfavor aguardem.
OBS.: Abaixo assinado ainda em construção, porfavor aguardem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário